Programa Vigia Mais MT

  • 29/05/2023
  • 0 Comentário(s)

Programa  Vigia Mais MT

Fonte:  A TRIBUNA

Rondonópolis deve receber apoio para a segurança pública com a instalação de um amplo sistema de câmeras para monitoramento. A Prefeitura aderiu ao programa do Governo do Estado Vigia Mais MT e deve receber 669 câmeras que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade e monitoradas pelas polícias Civil e Militar, podendo ser utilizadas por outros órgãos municipais.
Ao mesmo tempo, a Polícia Militar e a Polícia Civil estão definindo os pontos em que as câmeras serão instaladas. De acordo com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Lauro Osório, o trabalho de levantamento dos locais de instalação das câmeras já está sendo finalizado.

“Estamos escolhendo os locais em conjunto com a Polícia Civil para posicionar as câmeras. Os locais são aqueles onde existem uma demanda maior de ocorrências, são as hotspot (zonas quentes), as manchas criminais, e também locais que consideramos estratégicos, que são as estradas e saídas da cidade e os acessos de ruas e avenidas vicinais”, explicou o comandante.
Para o tenente-coronel, a instalação das câmeras será fundamental para combater a criminalidade, bem como auxiliar o Município, especialmente, em questões de planejamento de trânsito. “Com todas [câmeras] em plena atividade e funcionamento será praticamente impossível não ver um crime acontecendo”, diz.


Segundo o comandante, o programa vem auxiliar a segurança pública e também os municípios, que serão os maiores ganhadores com essa tecnologia.
“As câmeras não serão utilizadas apenas para a vigilância criminal, poderão ser utilizadas para que o Município identifique vias onde ocorre maior fluxo de veículos, mostrando a necessidade de desvios de rotas para reduzir congestionamentos, além de auxiliar na identificação de acidentes de trânsito, de motoristas que não prestam socorro, por exemplo”.

Entre as 669 câmeras, o tenente-coronel explica que serão instaladas em Rondonópolis câmeras fixas, que focam apenas um local, câmeras 360º, que têm uma cobertura maior, e as câmeras de OCR, que são as que permitem que sejam incluídos em sua memória produtos (veículos) que têm pendências judiciais, de roubo e de furtos, que são identificados automaticamente pelo monitoramento.

PROGRAMA VIGIA MAIS MT
O Programa Vigia Mais MT foi criado no dia de 24 de maio de 2022, através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.

O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais.

O programa, que foi lançado pelo governador Mauro Mendes e pelo secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, em março deste ano, prevê a instalação de 15 mil câmeras digitais de monitoramento nos 141 municípios mato-grossenses, com investimento de R$ 30 milhões.

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Eis-me Aqui

Valesca Mayssa

top2
2. O Encontro

Valesca Mayssa e Jefferson & Suellen

top3
3. DESERTO

MARIA MARÇAL

top4
4. ME ATRAIU

GABRIELA ROCHA

top5
5. É SÓ TREZENTOS

LAURIETE

Anunciantes