COP30: Empresários lançam agenda nacional por desenvolvimento econômico sustentável

  • 10/11/2025
  • 0 Comentário(s)

COP30: Empresários lançam agenda nacional por desenvolvimento econômico sustentável

Empresários de todo o país vão lançar, em Belém (PA), uma ação inédita voltada à sustentablilidade. Batizada de Agenda Empresarial de Desenvolvimento Econômico Sustentável 2030, o documento reúne propostas para estimular políticas verdes, promover a inclusão social e estabelecer metas a serem cumpridas até o fim da década. O lançamento está marcado para o dia 19 de novembro, na Associação Comercial do Pará (ACP), durante a programação oficial da COP30.

A Agenda consolida o compromisso das associações comerciais com a transição para uma economia mais sustentável e propõe medidas como a criação de incentivos fiscais, entre eles o IPTU Verde e o ICMS Ecológico, com o objetivo de beneficiar empresas que adotam práticas ambientalmente responsáveis.

Entre as ações previstas, também está o programa CEP Para Todos Amazônia, voltado à regularização de endereços e à inclusão documental de comunidades ribeirinhas e rurais na Região Amazônica – um passo importante para garantir cidadania e acesso a políticas públicas nessas áreas.

A iniciativa é coordenada pelo Conselho Empresarial da Amazônia Legal, vinculado à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que representa mais de 2,3 mil associações comerciais em todo o país.

O coordenador do Conselho Empresarial da Amazônia Legal da CACB, Marco César Kobayashi, reforça o potencial da agenda para a sociedade civil:

“A nossa expectativa é que a agenda possa balizar as ações das associações comerciais e federações de todo o país, no propósito de alcançar o avanço do desenvolvimento econômico e social de forma sustentável, justa e responsável”, ressalta.

O que prevê a Agenda de Desenvolvimento Econômico Sustentável 2030 da CACB

A proposta tem sete objetivos e marca o início de uma articulação nacional que pretende levar a agenda sustentável para além da Amazônia e envolver empresas de todos os setores até 2030.

Veja os sete objetivos:

● Regulamentar o sistema de gases de efeito estufa;
● Provocar incentivos junto ao governo federal;
● Fomentar a logística reversa;
● Promover educação ambiental nas empresas;
● Apoiar a transição energética do setor produtivo;
● Valorizar a bioeconomia;
● Viabilizar o programa CEP Para Todos Amazônia, em parceria com Instituto Liberal de São Paulo.

A CACB será responsável por executar a agenda por meio da mobilização das federações estaduais e das associações municipais.

Fonte: Brasil 61


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. O Espírito de Deus Se Move (Ao Vivo)

Samuel Messias

top2
2. Azusa

Josué e Larissa

top3
3. Tu Podes Fazer de Novo

Eyshila e Gabriela Gomes

top4
4. Reescreve a minha história

Midian Lima

top5
5. COMO FLECHA

SAMUEL DIAS & CAROL BRAGA

Anunciantes